Translate

terça-feira, março 21, 2006

Egocentrismo

egocentrismo (Lat. ego + centro) s.m. tendência para fazer de si o centro do universo e de considerar o mundo em função do seu interesse e ponto de vista - "detesto pessoas egocêntricas que sobrepõem os seus desejos aos meus".


Preocupação excessiva consigo mesmo é egocentrismo e o egocentrismo é o mais alto grau de egoísmo. Muita gente não percebe que essa preocupação é egoísm0[do latim ego (eu; amor próprio excessivo, que leva o indivíduo a olhar unicamente para os seus interesses em detrimentodos alhieos; conjunto de propensões ou instintos que levam à conservação do indivísuo].
Este tipo de egoísmo é traiçoeiro, subtil e comumente difícil de ser reconhecido. O indivíduo doente freqüentemente nega que isso seja egoísmo. A pessoa doente está sempre inteiramente preocupada com o que está a sentir e com coisas semelhantes, no que lhe diz respeito. O mundo? Os Outros? Podem ir para o inferno... Não está interessada em mais nada a não ser como se sente, no que deseja, no que consegue para si, como os outros a tratam e nas vantagens que possa levar. Estou certo disso.
Infelizmente é o que sinto de alguém, sinto que esse alguém perde-se por completo devido ao seu egocentrismo excedentário, exagerado, que leva a uma cegueira extrema. A sua ambição é tal que nada mais interessa que o seu EU e mais nada nem ninguém.

4 comentários:

Anónimo disse...

Ser egocêntrico é tudo isso e muito mais... mas deixo-te estas citações de Astolphe Custine (a prmeira) e outra retirada de textos taoístas, em "Tau-teKing, 13": "Diz-se que o egoísmo não sabe amar, mas também não sabe deixar-se amar." "Quanto mais egoista, mais se sofre."
Adoro-te, bjs :)

reborn disse...

E a vida continua :)
Beijito*

Anónimo disse...

Neste caso apenas uma nota: Esse alguém será o único perdedor em si mesmo, por si mesmo, pois mais do que cegar, o egocentrismo isola e remete para a solidão extrema aqueles que nele vivem e dele fazem uma forma de vida... Ainda bem que esse não é, de todo, o teu caso! Mesmo que te entristeça saber que há quem assim viva e por isso te faça sofrer, prossegue como até agora e vive... Beijos*

Anónimo disse...

Não entendo como alguém pode se preocupar somente consigo mesmo, eu me preocupo tanto com o bem estar das pessoas


bjus